O ANO NOVO


No Japão, temos 3 tipos de férias grandes. Para nós, são grandes mas se calhar para os portugueses, não são. As primeiras são para o Ano Novo, as segundas são do fim de Abril até ao dia 5 de Maio e as terceiras são as férias das almas dos antepassados. Aqui, explico como passamos o tempo durante as ferias do Ano Novo.

No fim de Dezembro, cada família volta à sua terra para passar tempo juntos e fazem a grande limpeza na casa. Ter empregada doméstica não é muito normal no Japão e é a dona de casa que geralmente limpa tudo. Para tirar toda a sujidade da casa desse ano e para receber o Ano Novo em boas condições, a dona de casa trabalha muito. Como as empresas fecham o mais tardar no dia 29 e as escolas já estão fechadas, os maridos e os filhos também limpam as casas.
O dia 31 é o último. Depois de acabarem toda a limpeza, as mulheres começam a fazer a comida para conservar para os 3 dias do Ano Novo, que se chama "Ocetch". À noite, a família junta-se para ver o programa especial de canções no canal público. É um espetáculo em que os cantores e as cantoras mais populares desse ano fazem equipa com as cores vermelha para as senhoras e branca para os senhores e, competem. Enquanto se vê o programa, come-se "massa japonesa para passar o ano. A maioria dos japoneses passa o tempo do fim do ano assim.

À meia-noite, os templos começam a tocar os sinos 108 vezes no total. É para tirar os 108 das ambições. As pessoas visitam os templos para rezar pela felicidade e pela saúde desse ano. Atirando as moedas para a caixa, fazem 2 vénias e batem palmas 2 vezes, depois fazem outra vénia. O período para os visitar é entre o dia 1 e 7 ou 1 e 15. Recentemente, é raro ver as senhoras vestirem roupa tradicional "Kimono", no Japão. Mas nessa época, podemos vê-las.

No Ano Novo, fora de casa, colocamos os ramos de pinheiro e bambu à entrada das portas, e ornamentamos porta com corda de palha entrançada com enfeites para desejar uma vida longa e prosperidade para a família. Em casa, pomos dois bolos de massa de arroz com uma tangerina como uma decoração.

A família come "Ocetch" e "Ozouni" e bebe durante os primeiros 3 dias. Também bebe "Otoço" no primeiro dia. O contíudo do "Ocetch" é diferente dependend das regiões. Como as 4 estações, "Ocetch" é feito de 4 caixas de comida e tem comidas em conserva tais como as ovas salgadas de arenque, os feijões pretos doces, legumes e peixes ácidos, carnes, peixes, camarões e legumes cozidos. Estas comidas dão sorte e como já tinham sido preparadas no dia 31 de Dezembro, as mulheres não trabalham no Ano Novo excepto para preparar "Ozouni". O significado de "Ozouni" é um cozido de várias coisas. Também é diferente comforme as regiões. É feito de legumes, carne ou peixe e bolos de massa de arroz com sopa.
"Otoço" (O-to-ço)é uma bebida doce com especiarias e feita especialmente para o Ano Novo. O significado de "to" é encobrir e de "ço" é diabo. No começo do Ano Novo, bebem-no para purificarem o ar contaminado desse ano e rezarem por uma vida longa.

Nos 3 dias iniciais, recebemos muitos postais de Ano Novo. São como os postais de Natal em Portugal.

No dia 1, 2 e 3, bebendo, comendo "Ocetsch" e "Ozouni", e vendo os programas de televisão, passamos o tempo. Outra parte do tempo, dormimos. Por isso, chamamos a esta maneira "Ne-Shougatsu". O significado é "Ano Novo para dormir".
Sãoférias efémeras. No 4 dia útil de Janeiro, os trabalhadores japoneses começam a trabalhar, normalmente, excepto algumas pessoas que trabalham em empresas simpáticas que dão mais férias.


FERIADOS NACIONAIS E OUTRAS CELEBRAÇÕES OU DIAS MEMORIAIS