[Hábitos] CASA DE BANHO
No Japão, a banheira e o sanitário são separados. Porquê? Porque, o lugar para lavar o corpo não é na banheira. Há outro espaço pequeno fora da banheira. Quando tomamos banho, primeiro lavamos sempre o nosso corpo neste espaço, e só depois tomamos banho de imersão na banheira. A altura é geralmente muito maior do que a banheira europeia e o comprimento é um bocado mais pequeno. Imagine a forma(não a dimensão!)de um lava-loíça. Sentado, fica-se completamente submerso até aos ombros.
Esta água quente é utilizada por toda a família no próprio dia. Não
está suja porque já lavamos o corpo. Os japoneses gostam muito de tomar banho, porque depois, o banho de imersão(depende de pessoa para pessoa), tomam-no durante muito tempo tal como 30 min. ou 1 hora para relaxar. Raras são as pessoas que não gostam de estar na banheira muito tempo; tomam banho e banho de imersão muito rapidamente, em 3 ou 5 minutos. A este banho muito rápido, chama-se "o banho de tina dos corvos".Temos também banheiras públicas onde pagamos para tomar banho de imersão. Antes deste banho, há previamente o banho de lavagem do corpo. O lugar para homens e mulheres é distinto. Antigamente, como algumas casas não tinham banheira, havia muitas banheiras públicas assim, mas hoje em dia têm vindo a diminuir.
Voltemos à vaca fria e às casas de banho privadas. O espaço do sanitário deve ser separado porque o espaço reservado para a lavagem do corpo está perfeitamente molhado. Algumas casas têm bidé mas a sua utilização é muito diferente. É uma máquina incorporada no sanitário. Carregando num botão do painel de controle ao lado, sai um pauzinho com buracos dos quais sai água morna para lavar esta parte do corpo. O angulo, a temperatura da água e a intensidade do jacto podem ser controlados porque depende da preferência de cada pessoa. Então, por outra operação, seca-se por vento quente. Esta máquina, chama-se "bidé" no Japão. Não há bidé como em Portugal.
Então, quando vi "bidé" na europa a primeira vez, foi numa suite num hotel da Coreia de Sul. Este quarto era muito grande e caro. Nunca tinha ficado num quarto de luxo, mas, por acaso, o empregado tinha-se enganado na reserva e não havia outro quarto para substituir à minha reserva. Por isso, com o preço de quarto normal, pude ficar naquele quarto. Foi sorte! Quando fui à casa de banho, fiquei espantada.
"Porque é que tem 2 sanitários!? Qual deles é para usar?"
O sanitário e o bidé são muito semelhantes. Esta é uma recordação minha muito engraçada!!